FAQ - Perguntas frequentes sobre Factoring

O que é o factoring? O factoring pode ser a solução ideal para a sua empresa. Nós compramos as suas faturas, de forma rápida, fácil e cómoda.

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Conheça as respostas a todas as questões sobre o factoring aqui

O Factoring consiste na aquisição de créditos a curto prazo (faturas) derivados da venda de produtos ou da prestação de serviços.

A GRENKE efetua o pagamento no prazo de 24 horas. No entanto, para que uma fatura seja adquirida, é necessário que o serviço tenha sido prestado na íntegra.

 

Financiamento imediato – Permite antecipar o recebimento das suas vendas a crédito;

Redução de custos administrativos – Pela transferência da gestão de cobranças para a GRENKE, podendo alocar recursos a outras tarefas;

Melhorar os prazos médios de recebimentos – a GRENKE enquanto entidade de Factoring é especialista na gestão de cobranças;

Monitorização e avaliação do risco da carteira de Clientes – Permite que efetue vendas a crédito com mais segurança. Fique a saber tudo sobre o nossos produtos de Factoring.

Na modalidade sem recurso, os créditos em aberto de clientes deixam de constar no seu balanço, permitindo melhorar os rácios de endividamento.

Na modalidade com recurso, com a liquidez obtida pelo financiamento de faturas pode, por exemplo, reduzir os encargos com fornecedores. Dessa forma reduz os ativos e os encargos no balanço (contração do balanço) e aumenta o rácio de capitais próprios.

Os seus Clientes recebem uma carta a informar a alteração de dados bancários para pagamento e que todos os pagamentos referentes à vossa faturação têm de ser efetuados para a GRENKE. Fique a saber tudo sobre Factoring para empresas aqui.

A GRENKE procede ao financiamento das suas faturas no prazo de 24 horas.

Sim. A GRENKE não interfere nas condições de pagamento que negoceia com os seus Clientes, no entanto, e para que as faturas estejam enquadradas em Factoring, as condições oferecidas não deverão ser superiores a 120 dias.

A GRENKE financia normalmente até 90% do montante bruto da fatura. Os restantes 10% são retidos (retenção), e, serão devolvidos após o bom pagamento da fatura deduzidos das comissões associadas.

A retenção dá à GRENKE uma reserva para cobrir eventuais reduções de preço, descontos, reclamações ou divergências que possam surgir.

O processo de gestão de cobranças na GRENKE é conduzido por profissionais especializados em Factoring que de uma forma cordial mantêm contacto com os vossos Clientes de forma a assegurar o recebimento das suas faturas nos prazos acordados.

O apoio personalizado do seu gestor de Factoring permite que usufrua de uma gestão de cobranças ajustada às suas necessidades de forma a superar as suas expectativas.

Através do nosso portal online tem também acesso à sua conta de cliente, podendo através deste, verificar o estado atual das suas faturas submetidas, e tomar decisões sobre os passos seguintes do processo de cobrança.

A sua empresa continua a emitir as faturas sobre os seus Clientes.

Depende da modalidade de Factoring.

No caso de uma modalidade sem recurso, a GRENKE assume as perdas originadas pelo incumprimento.

Numa modalidade com recurso, é exercido o direito de regresso sobre o cliente de Factoring e o montante financiado sobre a fatura não paga é devolvido à GRENKE no prazo máximo de 90 dias após o vencimento.

A apólice de seguro de crédito pode ser incorporada no contrato de Factoring através de endosso à GRENKE para os Clientes que pretende incluir no contrato de Factoring.

A GRENKE pode oferecer soluções ajustadas às suas necessidades, no entanto normalmente os nossos produtos estão ajustados para volumes de faturação a partir de 250.000 € anuais.

Sim, não existem valores mínimos por fatura.

Com a GRENKE não necessita de incluir todos os Clientes no contrato de Factoring.

Tem a flexibilidade de selecionar quais os Clientes que pretende incluir e também quais as faturas que pretende financiar.

Para os Clientes que estão ao abrigo do contrato de Factoring, todas a faturação tem de ser cedida à GRENKE.

Na GRENKE temos muito orgulho em gerir a sua carteira de Clientes e em preservar as suas relações com estes. Nesse sentido, todos os nossos clientes dispõem de um Account Manager dedicado que será o único ponto de contacto garantindo que a relação não é afetada negativamente.

A forma como contactamos os vossos Clientes é definida e alinhada consigo para corresponder às suas necessidades e expectativas. No fundo somos uma extensão da sua empresa.

Na modalidade sem recurso, em que a GRENKE assume as perdas pela falta de pagamento dos seus Clientes, pode a qualquer momento solicitar a devolução das Faturas e evitar qualquer procedimento judicial.

Na modalidade com recurso, a GRENKE tem contratualmente definida uma data para o direito de regresso, pelo que a GRENKE só irá iniciar qualquer procedimento judicial caso exista essa intenção por parte do nosso Cliente.